terça-feira, 24 de agosto de 2010

O Complexo Médico-Hospitalar

Fonte: http://www.datasus.gov.br/cns/temas/Financiamento/FINANCIAMENTO-CADERNO~DE~TEXTOS.html


No nosso primeiro encontro, quando discutimos a História da Saúde Pública no Brasil, um dos conceitos mais utilizados foi o tal do Complexo/Indústria Médico-Hospitalar.
Especificamente no caso brasileiro, essa força social obteve grande impulso principalmente a partir da criação de um serviço IAP's, como citado no texto Historia da Saude do Brasil sendo até hoje um agente de enorme impacto na maneira como se construiu nossa forma de atenção ou mesmo a nossa percepção em saúde.
Por ser um tema com imensas implicações, portanto, não poderia faltar espaço para que ele fosse melhor discutido dentro do Núcleo. O texto a seguir, da Revista Sociologia, Formação do Complexo Medico Hospitalar no Brasil é bastante acessível e faz uma grande retrospectiva histórica, expondo o papel de elementos tais como o já citado Banco Mundial. Além de grande financiador do Estado, o BM é um grandes orientadores das ações públicas nesse setor. Vale ressaltar que na sua análise mais recente tal Banco ressalta que a situação horrível na qual se encontra a Atenção a Saúde no Brasil se deve principalmente a más escolhas na Gestão dos Serviços ou ainda na grande descentralização dos mesmos. Tais argumentos contradizem tudo ou em grande parte o que já foi discutido dentro do NESP. Um resumo no relatório pode ser encontrado aqui.
Não poderia faltar também uma fonte que falasse sobre o caminho que vem tomando o Complexo nos últimos anos ou ainda suas novas faces: Indústria Médico-Hospitalar ou o Médico-Financeiro. Texto da Scientific American Brasil, o Estratégias Discursivas propõe uma análise sobre a opinião geral sobre as causas da crise na Saúde e as contradições que as mesmas geram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário